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<b>Interação</b>-Projeto desenvolvido pela Unemat proporciona a melhoria do ensino de Ciências e Matemática nas escolas
Centro de Educação e Investigação Cientifica será construído junto ao Museu de Arqueologia, Etnog
<b>Interação</b>-Projeto desenvolvido pela Unemat proporciona a melhoria do ensino de Ciências e Matemática nas escolas
26/05/2005 12:58:04
por Coordenadoria de Comunicação Social
Centro de Educação e Investigação Cientifica será construído junto ao Museu da Unemat em Cáceres
Centro de Educação e Investigação Cientifica será construído junto ao Museu da Unemat em Cáceres

Com o intuito de fomentar a educação e investigação em Ciências junto às escolas públicas do município de Cáceres, a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat dará início as construções do Centro de Educação e Investigação Científica que abrigará espaços de aprendizagem científica, laboratórios de informática, e espaços de interação voltados para o atendimento e qualificação de docentes de Química, Física , Biologia e Matemática de escolas da educação básica no município. O projeto intitulado “Einstein” de autoria do doutor em Física Carlos Argüello foi aprovado este mês em edital do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos)/ FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no valor de 470 mil reais e prevê também a adequação e reforma dos espaços físicos de Ciências em cinco escolas do município, além de estruturar um laboratório de Ciências Móvel.

O centro que corresponde uma área de 110 m² será construído no complexo que abrigará a nova sede do campus da Unemat em Cáceres junto ao anexo do Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia de Mato Grosso.

No local uma oficina de 70m² está sendo construída onde serão confeccionados experimentos que circularão como material didático e paradidático entre as escolas. “A idéia é produzir experimentos alternativos de baixo custo para utilização nas escolas e nas exposições de Ciências e Matemática” justifica o autor do projeto.

A Universidade garantirá o embasamento teórico de cada experiência realizando no espaço de aprendizagem científica (salas com bancadas, mesas, telões e laboratório de informática) aulas, pesquisas e discussões sobre temas interdisciplinares de interesse de alunos e professores nas áreas de Ciências e Matemática. “Os laboratórios, além de favorecer as novas tecnologias e a iniciação robótica, serão um elo de ligação entre a Universidade e as escolas levando as experiências construídas pelos professores e pesquisadores no espaço de aprendizagem para circularem entre as unidades estudantis” fundamenta Argüello.

Planetário

Outro grande projeto a ser instalado na área é um planetário móvel que teve a aquisição aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso em 2004. O Planetário comporta de 30 a 40 pessoas e segundo o professor Argüello, possibilitará a alunos e visitantes a ampliação do conhecimento sobre posição e movimento dos corpos celestes, podendo ainda ser objeto de estudo de ciências como astronomia, física, mecânica e matemática.

Público

Coordenado por uma equipe constituída por 4 doutores, 3 mestres, 4 especialista e um graduado, o projeto, articulado em consonância com uma proposta surgida em 2003 do Museu Interativo e Itinerante da Ciência, envolverá diretamente as Escolas Estaduais Onze de Março, São Luiz, Senador Mário Mota, Professora Ana Maria das Graças e a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

Além de promover a implantação de uma metodologia investigativa para capacitação de professores na área de Ciências e Matemática por meio do centro de educação e da ampliação dos espaços físicos nas escolas o projeto objetiva a socialização dos conhecimentos científicos por meio de mostras itinerantes de divulgação científica e de atividades como: publicação de livros sobre robótica para estudantes, participações em Bienais e confecção de material escrito de divulgação das exposições do museu.


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